Quantcast
Channel: Despindo Estórias » crianças
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

A magia de Coralice

$
0
0

Sinopse:
Esta é a primeira obra escrita e ilustrada por Cecília Calado e conta a história de uma menina que morava no céu, onde os contornos do seu corpo eram quase invisíveis, mas que sonhava com o dia em que pudesse ter traços definidos de verdade. A aventura começa quando um moço muito bacana, porém desastrado, chega ao céu e acaba ajudando a menina a escorregar para o mundo de baixo e realizar o seu sonho. Os dois começam a viver experiências incríveis e a chegada da menina enche o mundo de alegria. (Retirada do site da Livraria Cultura).

Essa definitivamente não é apenas uma história infantil. Coralice é uma menina fora do comum, que descobre a vida antes mesmo de nascer: ainda no céu, vivendo de nuvem em nuvem, ela tinha contornos mal definidos e vivia feliz, divertindo a todos por lá. Como contornos mal definidos, entendamos: ela não estava ainda totalmente “formada” para a existência na Terra. Mas vou explicar isso bem direitinho para vocês.

Eu poderia continuar, mas vocês me perguntariam: contornos, hã? É que esse livro é além de infantil, espiritualista (referente a todo aquele que acredita em algo além da vida carnal, na Terra).  Coralice ainda não era viva, ou no vocabulário espiritualista, não tinha encarnado. Claro que essa visão uma criança dificilmente teria. Mas os livros também não se limitam a apenas uma interpretação – ainda mais quando se tratam de crianças e adultos: claro que não terão a mesma visão das coisas. Coralice estava esperando que os seus contornos ficassem mais fortes para que ela pudesse viver lá embaixo, o lugar que tanto admirava lá de cima, das nuvens.

Dorildo, outro personagem de destaque na história, já tinha sido como Coralice: com contornos mais fraquinhos. Mas com o tempo eles foram se tornando mais fortes e ele se tornou um rapaz forte e cheio de vida, teve filhos e foi feliz. Mas como tudo não dura para sempre, um dia presenciou seus contornos desaparecendo…

A pergunta que não deve calar é: o que Dorildo e Coralice tem a ver um com o outro? Bom, foi por causa de um tropeço de Dorildo que ela “escorregou” de uma nuvem no céu e caiu na barriga da sua mãe, por meio da qual viria ao mundo. Uma linda metáfora para explicar o nascimento para as crianças. Vi muitas crianças encantadas com esse livro e uma até perguntou a sua mãe de que nuvem ela tinha escorregado. E para nós, adultos, fica a mensagem de que quando alguém se vai, outro poderá vir com um pequeno “chute” que o faz escorregar da nuvem para a existência.

Para mim, os contornos de Dorildo, que iam aos poucos se apagando, iam desenhando mais forte os de Coralice. Como se ele fosse a ponte para ela, e o “empurrão” fosse o fato de ele estar pronto para a reencarnação, em forma de uma menina muito sapeca. Mas isso é pra quem acredita. Eu acredito.

Ceci Calado é uma amiga linda e uma escritora primorosa, soube usar  metáforas incríveis para explicar as crianças as palavras que elas não são familiarizadas, como por exemplo:

“Avenida é uma rua costurada com linha reta ou corcunda, bem dura e bem gigante.”

E essa história cativante terá seu lançamento dia 12 de outubro na Livraria Cultura do Paço Alfândega. Se você for do Recife ou estiver por aqui no dia, recomendo muitíssimo! Leve filhos, sobrinhos, irmãos, enteados, ou vá sozinho. Afinal, há uma criança em cada um de nós. Presenteie então essa criança com Coralice, e deleite-se. O livro também já está disponível para venda no site da Livraria Cultura, confira.

Coralice me conquistou quase tanto quanto Alice. E é de histórias assim que o mundo precisa, adultos e crianças.

P.S.: É muito bom ver alguém que a gente conhece e gosta muito se dando bem no que sabe de melhor! Ceci, espero que você escreva mil livros lindos como esse! ;)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images